Colgate encerra produção da Clean Mint após reações alérgicas em consumidores.
A Colgate anunciou o fim da produção do creme dental Clean Mint após relatos de reações alérgicas e efeitos adversos associados ao uso do produto.
A decisão, oficializada no site da empresa na quinta-feira (26), veio após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abrir investigação sobre a nova fórmula, lançada em julho de 2024.
A versão atual da pasta substituiu o tradicional fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, o que provocou reações em alguns usuários.
Anvisa proíbe venda de marca de creme dental
O foco da polêmica está no fluoreto de estanho, agente antibacteriano incluído na nova fórmula da Colgate Clean Mint, lançado no segundo semestre de 2024.
Desde a introdução no mercado, consumidores relataram sintomas como lesões bucais, queimação, dor, inchaço nos lábios e inflamação gengival.
A própria Anvisa, entre janeiro e março de 2025, recebeu pelo menos oito notificações formais sobre os efeitos colaterais.
Além disso, diversos relatos de desconforto surgiram na plataforma Reclame Aqui, onde usuários expressaram insatisfação com os sintomas apresentados após o uso contínuo do produto.
Venda da Colgate Clean Mint já estava suspensa
Antes mesmo do anúncio oficial da descontinuação, a Anvisa suspendeu a comercialização da Colgate Clean Mint em março de 2025 por 90 dias, diante do aumento nas reclamações.
A Colgate, à época, afirmou que o produto havia passado por testes rigorosos e seguia normas internacionais de segurança, negando falhas de qualidade.
Contudo, com o aprofundamento da análise sobre o aromatizante presente na nova fórmula, a empresa decidiu encerrar definitivamente a produção da linha Total Prevenção Ativa Clean Mint.
Colgate encerra produção – Confira a nota
A Colgate-Palmolive Brasil comunica que está descontinuando o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint.
O creme dental, cuja distribuição para as lojas foi interrompida no final de março, não apresenta problemas de qualidade.
A decisão é incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à ANVISA, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto.
Caso você perceba qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista.
Em caso de qualquer insatisfação, estamos à disposição para trocar o produto por meio dos canais de atendimento indicados.






















