Terminal Turístico de Cidreira será demolido após décadas de abandono

Terminal Turístico de Cidreira será demolido após décadas de abandono e risco iminente de desabamento. Após anos de alertas sobre o seu estado crítico, o governo estadual finalmente decidiu autorizar…
Terminal Turístico de Cidreira
Foto: SOP/DPPD / Divulgação

Terminal Turístico de Cidreira será demolido após décadas de abandono e risco iminente de desabamento.

Após anos de alertas sobre o seu estado crítico, o governo estadual finalmente decidiu autorizar a demolição do antigo prédio, localizado em frente ao santuário de Iemanjá, ponto simbólico e religioso da cidade.

Terminal Turístico de Cidreira está com os dias contados

Terminal Turístico de Cidreira será demolido após décadas de abandono 30

A estrutura, marcada por décadas de abandono, apresenta sérios riscos à população local, principalmente a crianças e famílias que vivem nas redondezas.

Tomado pela areia da praia e alvo constante de vandalismo, o prédio tornou-se também refúgio para usuários de drogas, segundo relatos da comunidade.

A demolição é considerada uma medida urgente para garantir a segurança pública e recuperar o espaço.

No dia 25 de junho, empresas interessadas no serviço poderão apresentar suas propostas à administração estadual.

O edital prevê um valor máximo de R$ 465.480,00 para a execução do desmonte, que deverá ser realizado no prazo de até 90 dias após a assinatura do contrato.

Terminal Turístico de Cidreira será demolido após décadas de abandono 32

Em vistoria realizada ainda em 2020 pela Secretaria Estadual de Obras Públicas, já havia sido constatado que o imóvel encontrava-se em estágio avançado de deterioração.

Havia desabamentos parciais de lajes e paredes, com ferragens totalmente expostas, o que comprometia a estabilidade da estrutura de concreto armado.

O diagnóstico técnico apontava risco de desabamento iminente.

Além disso, em setembro de 2024, uma nova inspeção da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) reforçou o alerta.

O laudo apontou que a ação contínua das intempéries climáticas, somada ao soterramento parcial causado pelo avanço da areia, acelerou ainda mais o processo de colapso estrutural.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Terminal Turístico de Cidreira será demolido após décadas de abandono 34

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas