O que esperar do tempo no RS em maio

Tempo no RS em maio será caracterizado por grande variabilidade climática, com aumento de dias nublados, episódios de cerração e temperaturas predominantemente amenas. Mesmo sendo o mês mais frio do…
Alerta do INMET, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Massa de ar frio, Padrão climático neutro, Anticiclone migratório atuará no RS nos próximos dias, tempo no RS em maio, Feriadão, Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo: Prefeitura de Urupema

Tempo no RS em maio será caracterizado por grande variabilidade climática, com aumento de dias nublados, episódios de cerração e temperaturas predominantemente amenas.

Mesmo sendo o mês mais frio do outono climático, o comportamento atmosférico de maio de 2025 promete surpreender moradores de todo o estado, principalmente por registrar períodos de calor fora de época, tardes quentes com máximas próximas ou até superiores a 30ºC e noites mais frias, especialmente nas regiões de maior altitude.

O mês de maio marca a transição entre o outono e o inverno no Rio Grande do Sul, com redução progressiva da incidência solar e mudanças nos padrões atmosféricos.

Historicamente, esse período apresenta aumento de nevoeiros densos e persistentes durante a madrugada e o início da manhã, podendo se estender até a tarde em determinadas localidades.

A presença de cerração será comum e poderá impactar a visibilidade em áreas urbanas e rodovias.

Em relação à precipitação, embora maio não seja tipicamente um mês com alta frequência de chuva no Sul do Brasil, modelos meteorológicos indicam que parte do estado gaúcho poderá encerrar o período com acumulados acima da média histórica.

O primeiro episódio significativo de instabilidade é esperado entre o fim da primeira semana e o início da segunda, podendo trazer volumes expressivos de chuva, embora não se compare aos eventos extremos observados em 2024.

No norte do Paraná, o tempo deve permanecer mais seco, com precipitação abaixo da média. Santa Catarina terá um padrão climático mais misto, refletindo sua posição geográfica entre a umidade do RS e a secura do PR.

Apesar da chegada de algumas massas de ar frio ao Sul do Brasil, a Oscilação Antártica com valores positivos reduzirá a frequência de incursões de ar polar intenso no Cone Sul da América do Sul.

Com isso, espera-se um mês de temperatura acima da média em quase todo o Centro-Sul do país, inclusive no Rio Grande do Sul, repetindo o padrão observado em anos anteriores.

Geadas poderão ocorrer nas regiões da Campanha Gaúcha, Serra Geral e no centro-sul do Paraná, mas de forma pontual. Entre uma e duas quedas acentuadas de temperatura são esperadas no mês.

Ainda assim, os dias de frio intenso serão menos frequentes, enquanto o número de dias amenos será mais expressivo.

As tardes quentes com máximas superiores a 30ºC não estão descartadas, principalmente no interior do RS.

A ocorrência de um veranico — sequência de quatro dias ou mais com calor atípico — dependerá da persistência dessas temperaturas elevadas.

Outros destaques da previsão incluem:

Contraste térmico acentuado durante a formação de sistemas frontais, favorecendo o desenvolvimento de episódios de tempo severo;

Chuva em diversas regiões gaúchas, com maior impacto no oeste e sul do estado;

Períodos prolongados de céu nublado no nordeste de Santa Catarina e litoral do Paraná;

Maior frequência de nevoeiros matinais no centro-sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul.

Tempo no RS em maio

Maio de 2025, portanto, deve ser marcado por um clima instável, com variações significativas de temperatura e padrões atmosféricos que exigirão atenção da população, especialmente em relação às mudanças bruscas entre frio e calor, além da visibilidade reduzida por nevoeiros.

Om informações da MetSul e Clima tempo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas