Más condições sanitárias: 1,6 tonelada de alimentos inutilizados no RS

Más condições sanitárias: fiscalização do Programa Segurança dos Alimentos RS identificou, na quarta-feira (16), situações alarmantes em mercados e açougues dos municípios de Guarani das Missões e Tuparendi, no Noroeste…
Más condições sanitárias

Más condições sanitárias: fiscalização do Programa Segurança dos Alimentos RS identificou, na quarta-feira (16), situações alarmantes em mercados e açougues dos municípios de Guarani das Missões e Tuparendi, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

A operação conjunta resultou na interdição de dois estabelecimentos comerciais e na inutilização de mais de 1,6 tonelada de alimentos fora dos padrões sanitários exigidos por lei.

A iniciativa integra o Programa Segurança dos Alimentos RS, coordenado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), com o objetivo de proteger a saúde da população e impedir a comercialização de produtos impróprios para o consumo.

Guarani das Missões: açougue interditado e quase uma tonelada de alimentos eliminados

Pela manhã, a força-tarefa atuou no município de Guarani das Missões, durante a vistoria em dois mercados e um açougue, um deles funcionava como restaurante.

Um dos estabelecimentos teve a área do açougue interditada.

Ao todo, 957 quilos de alimentos foram inutilizados, incluindo carnes, mandioca, queijo, mel, cachaça e produtos coloniais.

Foram constatadas situações de armazenamento precário e presença de produtos sem procedência e vencidos.

Tuparendi: fiscalização descarta mais de 600 quilos de produtos vencidos e interdita mercado

No turno da tarde, a equipe de fiscalização se deslocou até Tuparendi, onde três estabelecimentos foram inspecionados.

Os fiscais encontraram 665 quilos de alimentos em situação irregular, com validade expirada e sem controle sanitário.

Diante das péssimas condições de higiene, o açougue de um dos mercados foi totalmente interditado.

Más condições sanitárias: ações do programa visam garantir segurança alimentar

As ações fazem parte do Programa Segurança dos Alimentos RS, criado para assegurar que os alimentos comercializados no estado estejam de acordo com as normas de higiene e segurança previstas pela legislação.

Os nomes dos locais não foram divulgados.

A operação contou com a presença dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Guilherme Donini e com apoio da PATRAM (Patrulha Ambiental da Brigada Militar), Secretarias Estaduais da Agricultura e da Saúde, Vigilância Sanitária Municipal e do Serviço de Inspeção Municipal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Más condições sanitárias

Más condições sanitárias

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas