Litoral Norte: ponte que liga municípios deve ser concluída em 2026

A nova ponte no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, localizada no km 9 da ERS-417, sobre o Rio Três Forquilhas, a estrutura que conecta os municípios de Itati…
Litoral Norte
Foto: Ascom/Daer

A nova ponte no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, localizada no km 9 da ERS-417, sobre o Rio Três Forquilhas, a estrutura que conecta os municípios de Itati e Três Forquilhas já está com 80% das obras concluídas, segundo atualização do Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt).

Detalhes da obra e próximos passos

Litoral Norte
Ascom/Daer
  • As vigas já foram instaladas;

  • Estão em andamento as etapas de fixação da estrutura nos apoios;

  • Nos próximos dias, terá início a montagem das ferragens e a concretagem;

  • Por fim, serão realizados os acabamentos e a instalação de elementos de segurança, como guarda-corpo.

Com 88 metros de extensão e investimento de R$ 8,2 milhões, a obra já recebeu cerca de R$ 6 milhões aplicados até o momento.

Litoral Norte: importância estratégica para a região

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou que a travessia é vital para o desenvolvimento local:

“A nova ponte de Itati é mais uma obra essencial elencada como prioritária pelo Governo, tendo em vista sua relevância para a economia e para o desenvolvimento da região. Muito em breve, o principal ponto de ligação entre os municípios será entregue à comunidade”, afirmou.

Estrutura fortalecerá ligação entre municípios

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, também enfatizou o compromisso do Estado com a qualidade da obra:

“Não estamos medindo esforços para entregar ao Litoral Norte não só mais uma ponte, mas uma obra robusta e resiliente. Não é apenas refazer o que foi destruído: nosso compromisso é oferecer segurança e dignidade para todos que utilizam a travessia”.

A previsão oficial de conclusão é para o ano de 2026.

Plano Rio Grande e reconstrução do RS

O investimento faz parte do Plano Rio Grande, iniciativa liderada pelo governador Eduardo Leite que busca reconstruir o estado após a catástrofe climática de 2024.

Impacto para moradores e economia

A reabertura da travessia vai beneficiar diretamente motoristas, caminhoneiros, produtores rurais e comerciantes que dependem da ligação entre Itati e Três Forquilhas.

A expectativa é que a nova estrutura reduza custos logísticos, melhore o escoamento da produção agrícola e fortaleça o turismo na região.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas