Larvas e insetos são encontrados em chocolates vendidos no RS

Larvas e insetos foram encontrados em chocolates comercializados por uma loja localizada em um shopping na Zona Sul de Porto Alegre, segundo revelou uma inspeção da Vigilância de Alimentos da…
Larvas e insetos

Larvas e insetos foram encontrados em chocolates comercializados por uma loja localizada em um shopping na Zona Sul de Porto Alegre, segundo revelou uma inspeção da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A ação fiscal ocorreu na semana passada, mas os resultados foram divulgados pela prefeitura apenas nesta semana.

o nome do local não foi divulgado.

Larvas e insetos: quase 19 kg de chocolates estavam contaminados, diz inspeção

Durante a fiscalização, os agentes da Vigilância encontraram 18,87 quilos de chocolates em situação irregular, contendo larvas vivas e insetos dentro das embalagens.

Além da contaminação dos produtos, os fiscais também constataram falhas sanitárias no ambiente da loja.

De acordo com informações repassadas pela SMS, o gerente do local informou que os chocolates afetados — entre eles, ovos quebrados e considerados impróprios — seriam utilizados na preparação de fondue, mas os itens foram inutilizados no momento da vistoria.

Loja foi autuada por infrações sanitárias

Após a constatação das irregularidades, o estabelecimento foi notificado e autuado por infrações sanitárias.

A denúncia partiu de um consumidor que encontrou larvas nos produtos adquiridos e procurou a Vigilância de Alimentos para relatar o caso.

Alimentos contaminados oferecem riscos à saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre alertou que o consumo de alimentos contaminados pode provocar intoxicações alimentares severas, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Em nota, a pasta reforçou a importância de que todos os estabelecimentos que lidam com alimentos respeitem as boas práticas de higiene, conservação e manipulação, conforme exige a legislação sanitária:

“A adoção de medidas corretas não apenas evita prejuízos e sanções, como representa um compromisso ético com a saúde pública”, destacou a SMS.

Canal para denúncias está disponível

A prefeitura de Porto Alegre reforçou que qualquer cidadão pode denunciar irregularidades de forma anônima pelo número 156, ajudando a garantir a segurança alimentar da população.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas