INMET emitiu nova rodada de alertas para Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), que enfrentam condições de perigo e perigo potencial com a aproximação de intensas áreas de instabilidade atmosférica, capazes de provocar tempestades com granizo, rajadas de vento de até 100 km/h, alagamentos e corte no fornecimento de energia elétrica.
As notificações foram publicadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) entre a manhã desta segunda-feira (04/08) e a manhã de terça-feira (05/08), e abrangem um amplo território que inclui desde a Região Metropolitana de Porto Alegre até o Oeste Catarinense, além de áreas do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Primeiro alerta: Perigo Potencial com granizo e ventos de 60 km/h
O primeiro aviso meteorológico, classificado como Perigo Potencial, entrou em vigor às 10h desta segunda-feira (4) e segue até 23h59. De acordo com o INMET, a previsão é de chuvas entre 20 mm e 50 mm ao dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de granizo.
As regiões atingidas incluem:
-
Centro Ocidental Rio-grandense
-
Noroeste Rio-grandense
-
Metropolitana de Porto Alegre
-
Sudeste e Nordeste Rio-grandense
-
Centro Oriental Rio-grandense
-
Oeste Catarinense
-
Sudoeste Rio-grandense
Apesar do risco classificado como moderado, os impactos potenciais incluem quedas de galhos, alagamentos pontuais, estragos em lavouras e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Segundo alerta: Perigo com risco elevado de estragos e alagamentos
O segundo alerta, de grau de severidade mais alto, foi emitido às 9h36 desta segunda e segue até as 10h de terça-feira (5/08).
Esse alerta aponta para chuvas intensas entre 30 mm/h e 100 mm/dia, com rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h, além da forte possibilidade de granizo.
As áreas atingidas incluem:
-
Região Serrana, Vale do Itajaí, Sul, Norte e Grande Florianópolis (SC)
-
Noroeste e Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste e Centro Ocidental do RS
-
Oeste, Sudeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná
-
Pantanais Sul Mato-grossense e Sudoeste do Mato Grosso do Sul
As instruções do INMET recomendam evitar áreas de risco, não se abrigar sob árvores, manter distância de torres e placas metálicas, e desligar aparelhos elétricos da tomada sempre que possível.
Em caso de emergência, os contatos são Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Previsão para os próximos dias
A tendência é de que as instabilidades persistam em áreas do Sul do Brasil nos próximos dias.
Uma frente fria associada a uma corrente de jato em baixos níveis mantém as condições propícias para formação de nuvens carregadas, especialmente nas regiões do Noroeste, Centro e Serra Gaúcha, além de áreas elevadas de Santa Catarina.
As autoridades continuam monitorando a situação e poderão emitir novos alertas conforme o avanço do sistema meteorológico.




















