Você sabia? Imbé planeja ter 100% dos serviços públicos digitais até 2026

Prefeitura de Imbé avança de forma significativa na informatização de processos, com a meta de disponibilizar 100% dos serviços públicos em formato eletrônico até 2026. Imbé no caminho da informatização…
Imbé
Foto: Ivan de Andrade

Prefeitura de Imbé avança de forma significativa na informatização de processos, com a meta de disponibilizar 100% dos serviços públicos em formato eletrônico até 2026.

Imbé no caminho da informatização de serviços públicos

O projeto, iniciado em 2023 pela Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Estratégico (SEFIPE), já alcançou mais de 70% dos processos administrativos informatizados.

Segundo Renan Konrath, chefe do Setor de Informática, a modernização tem sido gradual e estratégica:

“Começamos pelos projetos urbanísticos em 2023, expandimos para Recursos Humanos em 2024 e, neste ano, incluímos processos diretamente voltados ao cidadão. Hoje, podemos dizer que a Prefeitura de Imbé vive uma transformação digital completa, com mais agilidade e transparência.”

Crescimento exponencial dos processos eletrônicos

Em julho de 2023, apenas 54 processos eram eletrônicos, enquanto 2.050 ainda eram físicos.

Já em julho de 2024, os eletrônicos subiram para 569, e os físicos caíram para 1.114.

Em julho de 2025, os processos digitais atingiram 1.016, enquanto os físicos foram reduzidos a 692.

O setor de Processos Seletivos Simplificados (PSS) é um dos exemplos mais notáveis.

Em 2024, 561 inscrições eram feitas em papel.

Em 2025, o número saltou para 2.844 inscrições totalmente digitais, destacando que a facilidade e praticidade do sistema eletrônico atraem mais participação.

Benefícios para cidadãos e gestão pública

O prefeito Ique Vedovato destaca que a informatização não apenas facilita o acesso dos cidadãos, mas também otimiza a gestão municipal e promove economia e sustentabilidade:

“Investimos em tecnologia para tornar os serviços mais rápidos, econômicos e acessíveis. Menos burocracia para o cidadão e mais eficiência para a gestão. Além disso, a redução do uso de papel gera menos custos e impactos ambientais positivos”, afirma.

Impacto ambiental e econômico da digitalização

A mudança para processos digitais também contribui para a sustentabilidade do município. A diminuição do uso de papel reduz significativamente os custos operacionais da Prefeitura e ajuda a preservar recursos naturais.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas