Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul
A frente fria começou a avançar pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8), trazendo instabilidade após um fim de semana marcado pelo predomínio do sol.
Conforme a MetSul Meteorologia, a área de baixa pressão atmosférica que se deslocou do Nordeste da Argentina para o território gaúcho foi responsável por instabilizar o tempo logo nas primeiras horas do dia.
Como a frente fria vai atuar nas próximas horas
O sistema frontal se organiza e deve ganhar intensidade ao longo da tarde e da noite, espalhando chuva por praticamente todas as regiões do estado.
Entre esta segunda-feira e a madrugada de terça, a frente fria avança também para Santa Catarina e Paraná, provocando instabilidade e acumulados significativos de precipitação.
Acumulados de chuva já registrados no RS
De acordo com estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, até o fim da manhã desta segunda já choveu:
-
36 mm em Uruguaiana
-
34 mm em Livramento e Bagé
-
30 mm em Rosário do Sul
-
29 mm em Dom Pedrito
-
25 mm em Porto Lucena
-
22 mm em Piratini
-
21 mm em São Gabriel
-
20 mm em Campina das Missões e Porto Vera Cruz
Onde e quando deve chover mais
A tendência é de intensificação da chuva no Oeste e Sul gaúcho entre a tarde e a noite desta segunda-feira, com deslocamento gradual para o Norte do estado.
Em Porto Alegre e região metropolitana, a instabilidade deve aumentar principalmente entre a noite desta segunda e a madrugada de terça, com possibilidade de pancadas fortes em pontos isolados.
Risco de temporais e previsão para terça-feira
Segundo a MetSul, o risco de temporais severos é baixo, mas não está descartada a ocorrência de chuva forte localizada. A maioria das cidades terá precipitação fraca a moderada.
A melhora do tempo deve ocorrer já na terça-feira, quando um centro de alta pressão avança sobre o estado.
A instabilidade tende a se dissipar ao longo do dia, permanecendo apenas em pontos isolados do litoral gaúcho.
Conclusão: frente fria marca transição no clima
A chegada da frente fria marca o início de uma nova fase do clima no Sul do Brasil, com chuva generalizada nesta segunda e terça, mas com previsão de melhora já no decorrer de amanhã.




















