O Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental – Módulo I, foi realizado em Osório, promovido pela Sala Verde em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Territorial.
A formação, que aconteceu no dia 22 de julho, teve como tema central a “Gestão Costeira e Biodiversidade Marinha e Costeira” e contou com a participação de 36 pessoas, entre professores, servidores públicos, estudantes, autônomos e representantes das comunidades de Atlântida Sul e Maçambique.
Durante oito horas de atividades teóricas e práticas, incluindo uma saída de campo em Atlântida Sul, os participantes tiveram contato com temas fundamentais para a proteção dos ecossistemas costeiros.
O curso abordou instrumentos de Gestão Costeira como o Projeto Orla e o Plano de Manejo de Dunas, além da diversidade de fauna e flora, o impacto das mudanças climáticas, o problema do lixo marinho e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Especialistas destacam biodiversidade e preservação marinha
A formação foi conduzida pela engenheira florestal Luciane B. Conceição e pela bióloga Denise Mirian de Araujo, que trouxeram uma abordagem técnica e atualizada sobre as práticas de gestão ambiental.
Já a bióloga Cariane Campos Trigo, representante do Museu de Ciências Naturais da UFRGS (MUCIN) e Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR/UFRGS), apresentou os projetos de pesquisa e monitoramento realizados nas praias do município.
Ela também orientou os participantes sobre os cuidados necessários ao encontrar animais marinhos debilitados ou em descanso na orla.
Lei municipal orienta a formação de multiplicadores ambientais
A iniciativa faz parte das diretrizes estabelecidas pela Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 4839/2011), que visa formar cidadãos conscientes e atuantes na preservação do meio ambiente.
O curso tem como objetivo estimular a atuação dos participantes como multiplicadores em suas comunidades e escolas, ampliando o alcance das práticas sustentáveis no cotidiano.
Osório: Semana do Meio Ambiente municipal mobilizou mais de mil pessoas
Durante a Semana do Meio Ambiente, realizada em junho, Osório registrou a participação direta de 1.044 pessoas em atividades voltadas à conscientização ecológica.
O evento contou com a colaboração de 13 instituições e foi coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Territorial.
O curso foi promovido em conjunto com o MUCIN, CECLIMAR/UFRGS Litoral Norte e a Secretaria Municipal de Educação.




















