Ciclone impulsionará ar polar no RS com chance de neve

O frio intenso avança no Sul do Brasil com a chegada de uma nova massa de ar polar impulsionada por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. O…
Neve no RS, Ciclone, Cidade do RS, Massa de ar frio avançará no RS, Chuva congelada, Cidade do RS registra neve, Alertas do Inmet no RS, Inverno típico no RS, Alerta de geada

O frio intenso avança no Sul do Brasil com a chegada de uma nova massa de ar polar impulsionada por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul.

O fenômeno meteorológico provoca ventos acima de 100 km/h e traz instabilidade, queda acentuada nas temperaturas e possibilidade de neve e geada em regiões de maior altitude entre esta segunda-feira (28) e quinta-feira (31).

Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema não é tão forte quanto os registrados em junho — considerados os mais potentes de 2025 até o momento —, mas será suficiente para causar um cenário típico de inverno rigoroso no Centro-Sul do país.

Pode nevar entre a noite de hoje e a manhã de terça

A previsão da MetSul não descarta neve ou chuva congelada nos pontos mais altos dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul de Santa Catarina.

A interação entre a umidade do ciclone e o ar muito frio em altitude pode provocar pancadas isoladas de neve entre a noite desta segunda e a manhã de terça-feira.

A mesma massa de ar polar já provocou fortes nevascas na Argentina, principalmente em Neuquén, no fim de semana, com estradas bloqueadas e acidentes fatais.

Em El Calafate, as mínimas chegaram a -11,9ºC ontem e -11,1ºC nesta segunda.

Vento, chuva e muito frio dominam a segunda-feira

O avanço do ciclone extratropical empurra o ar gelado para o Norte, cobrindo todo o Sul do Brasil ainda nesta segunda-feira e atingindo também áreas do Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo.

A tarde já será marcada por muito frio, com vento, chuva e garoa especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Madrugadas gélidas e mínimas negativas até quinta-feira

As madrugadas mais frias devem ocorrer entre terça e quinta-feira, com mínimas abaixo de 10ºC em grande parte do Sul.

Diversas cidades poderão registrar temperaturas inferiores a 5ºC.

Nas áreas mais elevadas da Serra e do Planalto Sul, os termômetros devem cair para -5ºC ou até -6ºC.

Na quarta-feira, o frio será ainda mais intenso e pode atingir marcas negativas também no Paraná e no Sul de Minas Gerais, tendência que se repete na quinta.

Massa de ar polar chega ao estado: cidades com previsão de mínimas

  • Porto Alegre: Madrugadas frias de terça a quinta; até 5ºC no Sul da cidade.

  • Curitiba: Quarta e quinta com mínimas abaixo de 5ºC.

  • São Paulo (capital): Mínimas podem chegar a 5ºC ou menos nas regiões mais ao Sul.

Modelos meteorológicos indicam que, caso a neve se confirme, ela será passageira e de forma isolada, em pancadas rápidas, principalmente no Planalto Sul Catarinense.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas