O ciclone extratropical que se forma neste fim de semana deve provocar um período de instabilidade intensa no Sul do Brasil, segundo alerta da MetSul Meteorologia.
A combinação entre áreas de baixa pressão atmosférica, ar quente e úmido e o avanço de uma frente fria deve resultar em chuvas fortes, temporais isolados, rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h, risco de granizo e alagamentos urbanos.
A previsão indica que os maiores volumes de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em pontos do Rio Grande do Sul, com potencial para causar transtornos em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, Santa Catarina e Paraná.
Sábado marca início da instabilidade no RS
Durante o sábado, áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido trazem pancadas localizadas, especialmente no Rio Grande do Sul.
No entanto, a situação se intensifica da tarde para a noite, quando uma baixa pressão atmosférica no Rio da Prata começa a ganhar força, reforçando as tempestades.
Há risco de chuvas fortes acompanhadas de raios, granizo e vento localizado.
Domingo terá formação do ciclone extratropical
No domingo, a baixa pressão se transforma em um ciclone extratropical a sudeste do Uruguai.
Embora se afaste rapidamente, o sistema ainda pode provocar rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h no Litoral Sul e em municípios do Sul gaúcho.
A frente fria associada ao ciclone avança pelo estado durante a madrugada, provocando chuva intensa, descargas atmosféricas e temporais isolados com granizo.
Ao longo da manhã, a frente fria se desloca e atinge todo o Rio Grande do Sul, deixando o tempo instável até a noite. Porto Alegre e Região Metropolitana estão entre as áreas de maior risco.
Segunda-feira ainda com instabilidade, mas melhora no decorrer do dia
Na segunda-feira, a chuva persiste entre a madrugada e a manhã em boa parte do estado, embora com menor risco de tempo severo.
A partir da tarde, uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica começa a avançar, firmando o tempo na maioria das cidades gaúchas.
Santa Catarina e Paraná também em alerta
A frente fria associada ao ciclone avança sobre Santa Catarina e Paraná entre domingo e segunda-feira, trazendo chuva intensa e risco de temporais isolados.
Em algumas regiões, os volumes podem ser elevados, aumentando a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas de relevo.
Riscos de alagamentos e deslizamentos
Segundo a MetSul, os acumulados previstos de 50 mm a 100 mm — e até mais em pontos isolados — elevam o risco de alagamentos em áreas urbanas devido à dificuldade de absorção da água em curtos períodos de tempo.
Além disso, há alerta para deslizamentos e quedas de barreiras em rodovias, principalmente na Metade Norte do RS e em regiões montanhosas de Santa Catarina.




















