Ciclone a caminho: Defesa Civil emite aviso diário para o RS

Ciclone a caminho: A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforça que a instabilidade climática que se instala sobre o estado não deve dar trégua nos próximos dias. Um…
Ciclone extratropical no RS, Ciclone no RS, Ciclone extratropical no RS, Ciclone na costa do Rio Grande do Sul, Ciclone extratropical próximo à costa do RS, Ciclone extratropical no Atlântico Sul, Formação de ciclone deve trazer chuva forte e ventania ao Litoral, Ciclone e frente fria, Ciclone avança pelo RS, Aulas suspensas no Litoral Norte, Ciclone a caminho
Foto: Arquivo ciclone

Ciclone a caminho: A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforça que a instabilidade climática que se instala sobre o estado não deve dar trégua nos próximos dias.

Um sistema de baixa pressão, combinado com o fluxo de umidade vindo do norte do País, já provocou chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e, em alguns pontos, granizo isolado.

No entanto, o cenário se intensificará a partir de terça-feira (27), com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical.

Na terça-feira, o deslocamento da frente fria promete temporais significativos, com chuvas que variarão de moderadas a fortes, acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem atingir entre 50 e 80 km/h.

As áreas mais afetadas pelos acumulados de chuva, que podem variar entre 50 e 80 mm/dia, incluem partes da Campanha, Centro e Noroeste do estado.

Atenção especial para o Oeste e as Missões, onde os volumes podem ultrapassar os 100 mm/dia, elevando o risco de alagamentos e transtornos. Nas demais regiões, os volumes deverão ficar abaixo dos 50 mm/dia.

A situação se agrava na quarta-feira (28). O avanço contínuo da frente fria, aliado à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, manterá as chuvas sobre todo o território gaúcho.

As rajadas de vento oscilarão entre 40 e 80 km/h em diversas áreas, com picos que podem atingir entre 80 e 90 km/h pontualmente.

Os acumulados diários de chuva variarão entre 20 e 50 mm/dia no estado, com possibilidade de atingir 75 mm/dia no Sul e na Costa Doce.

Além da chuva e do vento, as temperaturas começarão a declinar acentuadamente em todo o estado, com as mínimas ocorrendo ao longo da noite e variando entre 3°C e 12°C. Prepare os casacos!

Ciclone a caminho

A quinta-feira (29) manterá o cenário de tempo adverso. O ciclone extratropical sobre o oceano seguirá influenciando o clima no Rio Grande do Sul, favorecendo chuvas de moderadas a fortes nas regiões Sul, Sudeste, Costa Doce, Litoral da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Vales.

Nestas áreas, os acumulados esperados são entre 20 e 40 mm/dia, podendo chegar a alarmantes 80 mm/dia na Costa Doce e no Litoral Médio.

Os ventos constantes continuarão a soprar forte sobre o estado, oscilando entre 50 e 80 km/h na metade Leste, com rajadas que podem superar os 90 km/h.

Com a atuação da massa de ar frio, as temperaturas permanecerão baixas, com mínimas entre 0°C e 11°C, e as máximas não subirão muito, variando entre 2°C e 14°C.

Ao final deste período de alerta, a Defesa Civil estima que os acumulados totais de chuva variarão entre 130 e 200 mm em áreas do Oeste e Missões.

No Noroeste e Centro, os volumes previstos ficarão entre 80 e 130 mm.

Nas demais regiões, os volumes esperados são inferiores a 80 mm no período. Fique atento aos comunicados da Defesa Civil e siga as orientações de segurança.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas