Chuva em setembro no RS
Chuva em setembro no RS promete ser intensa logo na primeira metade do mês.
Segundo a MetSul Meteorologia, acumulados previstos para apenas dez dias já devem superar a média mensal em várias regiões, algo significativo considerando que setembro já é, naturalmente, um dos meses mais chuvosos do ano no estado.
Primeiro dia de setembro já registrou instabilidade
O domingo (31) e a segunda-feira (1º) concentraram precipitação especialmente no Oeste gaúcho, com registros em cidades próximas da fronteira com a Argentina, como São Borja, São Luiz Gonzaga, Santiago e Alegrete.
Terça-feira (2): tempo nublado e possibilidade de pancadas isoladas
A terça-feira deve seguir com muitas nuvens em praticamente todo o Rio Grande do Sul.
O céu ficará nublado a encoberto, mas aberturas de sol devem ocorrer em algumas cidades.
A chuva pode surgir de forma isolada principalmente nas metades Oeste e Sul, com baixos volumes acumulados.
Quarta-feira (3): frente fria avança pelo estado
Na quarta, uma frente fria organizada traz chuva, trovoadas e risco baixo de temporais isolados, sobretudo com queda de granizo em pontos do Oeste e do Sul.
A instabilidade também deve atingir o Centro e o Leste gaúcho.
Quinta-feira (4): alerta para chuva forte e temporais
A frente fria se desloca sobre o Rio Grande do Sul e pode provocar chuva localmente forte, com trovoadas e risco de temporais.
Ao longo do dia, o tempo melhora gradualmente no Oeste e no Sul, mas a instabilidade persiste no Norte.
Sexta-feira (5): trégua parcial da instabilidade
Na sexta-feira, o sol aparece em boa parte do estado, mas ainda haverá chance de garoa e chuva fraca em áreas do Norte e do Nordeste, incluindo Serra, Alto Uruguai e Litoral Norte.
Fim de semana: chuva retorna em várias regiões
O sábado (6) deve começar com sol em todas as regiões, mas no final do dia a chuva retorna ao Norte do estado.
Já no domingo (7), o sol aparece em alguns pontos, mas a instabilidade se intensifica no Norte, Noroeste, Oeste e Centro, com possibilidade de raios e granizo isolado.
Semana seguinte pode ter temporais fortes
Na segunda-feira (8), uma área de baixa pressão deve provocar chuva forte em grande parte do estado, acompanhada de raios e risco de temporais isolados.
Na terça (9), a instabilidade persiste no Norte e Leste, enquanto o Oeste deve ter tempo firme. Mas já na quarta (10) e quinta (11), novos episódios de chuva intensa estão previstos para várias regiões gaúchas.
Acumulados podem ultrapassar 200 mm em algumas cidades
Modelos meteorológicos, como o europeu e o canadense, indicam que os volumes de chuva entre os dias 1º e 15 de setembro podem variar de 100 mm a 200 mm em várias cidades, com pontos isolados superando esse valor.
As áreas mais afetadas devem ser o Oeste, Centro e Sul do estado.
Comparação com setembro de 2023
A previsão de chuva volumosa no início de setembro remete à enchente histórica de 2023, quando o Vale do Taquari foi devastado após chuvas acima de 300 mm.
Contudo, os meteorologistas destacam que, neste ano, os maiores acumulados devem se concentrar em regiões diferentes — como Oeste, Sul e Centro do RS — reduzindo o risco de tragédias de mesma magnitude nas bacias da Serra e dos Vales.





















