SEMMAP esclarece sobre resíduos encontrados na praia de Imbé

Quem passar pela beira mar de Imbé observará uma grande quantidade de plantas espalhadas na orla. Trata-se de um fenômeno natural que ocorre sempre quando há um grande volume de…

Vegetação na orla (2)Quem passar pela beira mar de Imbé observará uma grande quantidade de plantas espalhadas na orla. Trata-se de um fenômeno natural que ocorre sempre quando há um grande volume de chuva associado a um mar forte, de ressaca, como ocorrido nos últimos dias.

Conforme o chefe do setor de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Renê Duque Wollmannm, a energia do mar retém um volume maior de água doce no interior das lagoas, proporcionando a cheia das mesmas. “Quando o mar acalma, aquele volume de água retido nas lagoas escoa para o oceano levando consigo vegetações, geralmente flutuantes, que morrem devido ao alto teor de salinidade do ambiente marinho”, explica Renê. A maioria destas plantas são aguapés e juncos.

Ele salienta que a permanência desta vegetação na praia não traz nenhum dano ao ambiente. “Entrará em um processo natural de decomposição, necessário à natureza, além de contribuir com a fixação da areia da praia”, ressalta, lembrando que as pessoas devem ficar atentas

quando estas “ilhas” de plantas estiverem descendo o rio, pois poderão trazer consigo uma fauna associada, como aranhas e até cobras.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Vegetação na orla (1)

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas