Filme gravado no Litoral Norte ganha restauração em 4K
O Primeiro longa metragem de ficção sonoro realizado no Rio Grande do Sul, que foi gravado em Torres, está sendo restaurado em 4K, marcando um momento histórico para a preservação do audiovisual gaúcho.
“Vento Norte”, dirigido por Salomão Scliar e lançado em 1951, ganha um processo de restauração após décadas.
A recuperação do filme está sendo conduzida pela Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Cinemateca Brasileira, da Link Digital e da Mapa Filmes.
A consultoria técnica é assinada por Débora Butruce, da Mnemosine Audiovisual Services.
A importância histórica de “Vento Norte” para o cinema gaúcho e brasileiro
Filmado em preto e branco nas paisagens de Torres, o longa retrata o cotidiano de uma vila de pescadores abalada pela chegada de um estranho — um enredo simples, mas que carrega profundidade emocional, simbolismos e tensões sociais.
Por décadas, existiram apenas duas cópias conhecidas: uma preservada no Museu Hipólito José da Costa e outra na Cinemateca Brasileira.
Diversidade em movimento
No mesmo período, a Casa de Cultura Mario Quintana recebe o espetáculo “Multiplicidades”, do Coletivo Múltiplos de Dança Inclusiva.
De 11 a 13 de dezembro, bailarinos com e sem deficiência revisitam a potência da expressão corporal e reforçam a importância da arte acessível.
A obra utiliza improvisação, troca e sensibilidade para criar diálogos visuais que celebram diferentes corpos, trajetórias e ritmos.
Com direção de Caroline Tasso, o coletivo — criado em 2021 e originado de um projeto da UFRGS — reúne 15 artistas que semanalmente ensaiam na CCMQ.
Deva Premal & Miten voltam a Porto Alegre em 2026
O duo internacional Deva Premal & Miten, ícones da música New Age, retorna ao Brasil após mais de dez anos.
Com mais de 2 milhões de discos vendidos e um Grammy no currículo, os artistas fazem apresentação no dia 28 de abril de 2026, no Salão de Atos da PUCRS.
O concerto contará ainda com Joby Baker e Lady Phyl, proporcionando uma noite dedicada à meditação, sensibilidade e contemplação sonora.
Semana Rap In Cena movimenta o Museu do Hip Hop
Após reunir mais de 40 mil pessoas, o Rap In Cena expande fronteiras e promove a semana cultural com painéis, workshops, apresentações e feira empreendedora no Museu da Cultura Hip Hop, entre 8 e 12 de dezembro.





















