Chuva no Sul: MetSul prevê temporais e acumulados de até 200 mm

Chuva no Sul Chuva no Sul marcará a virada de setembro para outubro. Segundo alerta da MetSul Meteorologia, a região enfrentará uma sequência de episódios de instabilidade que devem provocar…
Frente fria
Foto: Fernando Dias/Seapi

Chuva no Sul

Chuva no Sul marcará a virada de setembro para outubro.

Segundo alerta da MetSul Meteorologia, a região enfrentará uma sequência de episódios de instabilidade que devem provocar chuvas intensas e temporais isolados em diferentes pontos dos três estados.

A instabilidade começa já nesta segunda-feira (29), principalmente no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, no Meio-Oeste de Santa Catarina e no Oeste do Paraná, avançando nos dias seguintes e trazendo risco de volumes elevados de precipitação.

Terça será o dia mais crítico para temporais

A terça-feira (30) será marcada por chuva generalizada na maior parte da Região Sul.

Apesar de algumas áreas já registrarem precipitação desde a madrugada, os maiores volumes e maior abrangência devem ocorrer entre a tarde e a noite, com possibilidade de chuvas localmente fortes.

Na quarta-feira (1º), a instabilidade diminui, mas o tempo não firma totalmente.

O sol aparece entre nuvens em grande parte da região, porém ainda há previsão de pancadas passageiras em pontos do Nordeste gaúcho, de Santa Catarina e do Paraná.

Instabilidade persiste até o próximo fim de semana

Na quinta (2) e na sexta (3), a previsão indica novos episódios de instabilidade, especialmente no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em várias áreas do Paraná.

O próximo sábado (4) também será marcado por pancadas isoladas nos três estados, com maior intensidade na Metade Norte gaúcha, em pontos de Santa Catarina e no Sul do Paraná.

No domingo (5), enquanto parte de Santa Catarina e Paraná deve ter tempo firme ao longo do dia, o avanço de uma frente fria traz nova rodada de chuvas para o Rio Grande do Sul, sobretudo no Oeste e no Sul do estado.

Essa instabilidade avança ainda na segunda (6) para Santa Catarina e Paraná, mantendo o tempo instável em boa parte da região.

Acumulados podem ultrapassar 200 mm

De acordo com os modelos meteorológicos canadense e europeu (ECMWF), os volumes de chuva acumulada até o início de outubro serão expressivos.

As áreas mais atingidas devem ser o Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Centro-Sul do Paraná.

Em várias localidades, os acumulados devem superar 100 mm, podendo atingir 150 mm a 200 mm nos próximos sete a dez dias — com risco até de marcas maiores de forma isolada.

Risco de impactos e alerta para a população

Com essa sequência de dias chuvosos, aumenta a preocupação com alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e cheias em rios e arroios.

A MetSul reforça a necessidade de atenção redobrada, principalmente em áreas urbanas com histórico de inundações e em encostas suscetíveis a deslizamentos.

Autoridades estaduais e municipais de defesa civil devem acompanhar a situação para responder rapidamente a possíveis ocorrências.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas