A direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral emitiu um alerta e determinou que os alunos não levem desodorante spray para o ambiente escolar.
A decisão foi tomada após a circulação, no TikTok, de vídeos que incentivam adolescentes a “baforar” o aerossol para provocar desmaios — um comportamento que especialistas alertam poder causar danos irreversíveis à saúde e até resultar em morte.
Riscos à saúde são graves e imediatos
Segundo o coordenador nacional de pneumologia da Rede D’Or, Gabriel Santiago, os gases presentes nos desodorantes podem ocupar o espaço do oxigênio nos pulmões, impedindo sua entrada no corpo e o transporte para o sangue.
Essa privação de oxigênio pode levar a perda de consciência, lesões cerebrais e, em casos extremos, ao óbito.
Comportamentos de risco preocupam especialistas
A Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP) compilou, em um documento recente, exemplos de desafios perigosos que circulam entre jovens.
Entre eles, estão práticas de sufocamento com objetos ou inalação de produtos químicos para bloquear a respiração; agressões físicas intencionais, como o “jogo de quebra-crânio” ou “murros nas costelas”; ingestão de substâncias tóxicas; e registros fotográficos em locais de alto risco.
Pais devem redobrar atenção e monitorar uso da internet
Além de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos desses desafios, especialistas reforçam que pais e responsáveis precisam supervisionar a navegação online.
Isso inclui estabelecer regras claras de segurança e privacidade, bem como bloquear mensagens ou conteúdos inapropriados, violentos ou discriminatórios, que possam gerar danos físicos ou emocionais.


















