Mudança brusca no tempo – Frio histórico dá lugar a calor intenso no Centro-Sul do Brasil
O clima no Centro-Sul do Brasil vai mudar radicalmente nos próximos dias.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta neste domingo (11) prevendo que, após uma sequência de dias gelados com temperaturas negativas e neve, a região enfrentará um período de calor acima, e em alguns casos muito acima, da média histórica para agosto.
Segundo os meteorologistas, as próximas duas semanas devem registrar máximas típicas de verão, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quebrando o padrão atual de frio intenso.
Agosto é mês de extremos climáticos
Esse comportamento do clima não é novidade para agosto, um mês tradicionalmente marcado por grandes variações térmicas.
Há anos em que a segunda metade do mês já apresentou picos de calor com temperaturas até 15 °C acima do normal.
Em 19 de agosto de 2021, por exemplo, o Rio Grande do Sul registrou 37,5 °C em um dia considerado histórico para o mês.
Na ocasião, quase todas as cidades superaram os 30 °C, e muitas passaram de 35 °C. Porto Alegre teve uma das cinco tardes mais quentes desde o início dos registros, em 1910.
Frio severo ainda predomina neste momento
Antes da chegada do calor, o que predomina é o rigor do inverno. Neste domingo, sete estados amanheceram com temperaturas abaixo de zero: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Entre as mínimas registradas, destaque para os -7,3 °C em Delfim Moreira (MG), -3,2 °C em Pinheiro Machado (RS) e no Parque Nacional de Itatiaia (RJ), e -3,1 °C em Lebon Régis (SC).
Neve marcou o fim de semana no Sul
O frio extremo foi acompanhado de neve no sábado, nas regiões mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Houve registro do fenômeno em cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, São José dos Ausentes e Cambará do Sul.
A ocorrência foi provocada pela combinação de umidade vinda de uma área de baixa pressão no Atlântico com o avanço de uma massa de ar polar continental.





















