As últimas projeções meteorológicas indicam neve para o RS e SC, impulsionada pela chegada de uma forte massa de ar frio de origem polar que avança pelo interior do continente nesta sexta-feira (08).
Esse sistema atmosférico frio, aliado à instabilidade gerada por um centro de baixa pressão na costa do Sul do Brasil, cria condições favoráveis para a ocorrência do fenômeno nas áreas mais elevadas da região.
Neve no RS: modelos numéricos reforçam a possibilidade
De acordo com os modelos numéricos meteorológicos, a combinação entre a massa de ar frio continental e a instabilidade costeira gera um cenário propício para a neve.
A projeção mais otimista vem do modelo canadense, que aponta possibilidade de precipitação sólida especialmente no final da sexta-feira e durante as primeiras horas do sábado (09).
Essa previsão destaca o potencial para neve tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina.
Planalto Sul Catarinense lidera expectativa, mas RS não fica de fora
A análise da MetSul Meteorologia ressalta que o Planalto Sul Catarinense tem maior chance de neve devido às suas altitudes mais elevadas.
O fenômeno também pode ocorrer nos Campos de Cima da Serra, região serrana do Rio Grande do Sul que também apresenta condições favoráveis para a precipitação invernal.





















