Temporais com granizo e ventania: de acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possíveis quedas de granizo devem atingir diversas regiões do estado entre o sábado (26) e o domingo (27).
A condição climática instável segue até a segunda-feira (28).
Temporais com granizo e ventania: instabilidade climática deve começar no sábado
No sábado (26), o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, associado ao transporte de umidade proveniente do Norte do país, provocará chuvas fortes em diferentes regiões do estado.
O alerta inclui a possibilidade de temporais com descargas elétricas, granizo e ventos que podem atingir até 70 km/h, especialmente nas regiões Oeste, Centro e Noroeste.
Os volumes de chuva devem variar entre 10 e 20 milímetros por dia, podendo chegar aos 50 mm/dia nas regiões da Campanha, Costa Doce e Centro do estado.
Domingo deve ser o dia mais crítico, com volumes acima de 80 mm e ventos intensos
No domingo (27), a previsão é de continuidade das chuvas fortes, com tendência de aumento na intensidade dos acumulados.
As regiões da Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales e Missões devem ser as mais impactadas, com previsão de 20 a 60 mm por dia, podendo ultrapassar os 80 mm em pontos isolados.
Durante a madrugada, temporais mais severos podem ocorrer, acompanhados de raios, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 80 km/h nas regiões Oeste, Centro e Missões.
Segunda-feira terá frente fria e ciclone no oceano trazendo mais chuva e vento
Na segunda-feira (28), a instabilidade climática persiste.
A formação de um ciclone sobre o oceano, combinada com a chegada de uma frente fria, deve provocar chuvas fracas a moderadas na metade Leste do estado.
A previsão indica descargas elétricas e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h.
Os volumes esperados variam entre 10 e 25 mm/dia, com picos de até 40 mm/dia no Norte, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Acumulados podem chegar a 110 mm em algumas regiões do Rio Grande do Sul
Ao final do período de instabilidade, os acumulados totais de chuva devem variar entre 30 e 90 mm em grande parte do estado, podendo alcançar os 110 mm em áreas como a Região Metropolitana, Costa Doce e Fronteira Oeste.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta que a população acompanhe os avisos atualizados e evite áreas de risco durante os períodos de maior instabilidade.






















