Massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul com força nos próximos dias, trazendo temperaturas baixas, geada, vento intenso e chance de precipitação invernal em diferentes regiões do Estado.
A informação é do mais recente boletim divulgado pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, que atualizou o prognóstico climático para esta semana com base na movimentação de frentes frias e no avanço de ar polar sobre o território gaúcho.
O cenário climático começa a mudar a partir da quarta-feira (16), quando a entrada de uma frente fria dará início à queda brusca nas temperaturas.
Na sequência, uma nova massa de ar frio de origem polar se estabelece, derrubando as mínimas, especialmente entre quinta (17) e sábado (19).
As previsões indicam até possibilidade de neve ou chuva congelada em áreas da Campanha e do Sul gaúcho, entre o final da tarde e a noite de quinta-feira.
Na quarta-feira (16), os termômetros já devem marcar entre 8°C e 15°C durante a noite nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões e parte do Noroeste. Nas demais regiões, as mínimas ficam entre 16°C e 21°C, antes da entrada mais intensa do ar polar.
A quinta-feira (17) será marcada pela atuação da massa de ar frio em todo o Estado, com mínimas entre 6°C e 12°C. As máximas não ultrapassam 15°C e, em alguns locais, podem não passar dos 7°C.
A combinação entre frio e umidade traz condições para precipitação invernal, especialmente na Campanha e no Sul. Rajadas de vento de 50 a 80 km/h acentuam ainda mais a sensação térmica negativa.
Massa de ar frio
Na sexta-feira (18), o frio se intensifica. As mínimas variam entre 5°C e 11°C na maior parte do Estado, podendo atingir valores abaixo dos 4°C na Serra e Oeste gaúcho. O risco de geadas isoladas é alto. Já as máximas continuam baixas, oscilando entre 6°C e 16°C.
O sábado (19) deve ser ainda mais gelado ao amanhecer, com mínimas de 1°C a 11°C e novas condições para geadas. À tarde, as temperaturas sobem um pouco, variando entre 14°C e 20°C.
Para o domingo (20), a tendência é de leve elevação, com mínimas entre 1°C e 12°C e máximas de 16°C a 22°C, indicando o fim gradual da onda de frio.
A Defesa Civil segue monitorando a evolução do clima e alerta para a permanência do frio intenso, com impactos possíveis na saúde da população mais vulnerável, na agricultura e na logística de transportes em regiões com formação de gelo ou nevoeiro.






















