Mais de 1 tonelada de produtos impróprios é apreendida no RS

Mais de 1 tonelada de produtos impróprios para o consumo foram apreendidos durante uma força-tarefa de fiscalização realizada no município de Taquari, no interior do Rio Grande do Sul. A…
Mais de 1 tonelada de produtos

Mais de 1 tonelada de produtos impróprios para o consumo foram apreendidos durante uma força-tarefa de fiscalização realizada no município de Taquari, no interior do Rio Grande do Sul.

A operação, deflagrada na terça-feira, 8 de julho, resultou na apreensão de mais de uma tonelada de alimentos em condições irregulares, o que gerou autuações a cinco estabelecimentos comerciais.

A ação, parte do Programa Segurança dos Alimentos, mobilizou diferentes órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de proteger a saúde pública e reforçar o combate à venda de alimentos sem procedência ou fora dos padrões sanitários estabelecidos.

Mais de 1 tonelada de produtos impróprios expõe riscos à saúde

Durante as fiscalizações, foram encontrados diversos tipos de produtos impróprios para o consumo, incluindo carnes, ovos, iogurtes, produtos coloniais, itens de padaria e até mesmo unidades de álcool cuja venda é proibida em estabelecimentos comerciais como supermercados.

Entre as irregularidades constatadas estavam a ausência de procedência, prazo de validade vencido, fracionamento sem controle sanitário, condições de armazenamento inadequadas e rotulagem fora dos padrões legais.

A equipe de fiscalização contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Lunara Yamasaki, de Taquari.

A população também pode colaborar com denúncias anônimas, contribuindo para a fiscalização e proteção do consumo seguro.

Também estiveram envolvidos servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), técnicos da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), agentes da Delegacia do Consumidor (DECON) e patrulheiros da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Mais de 1 tonelada de produtos

Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

Notícias relacionadas