Nova massa de ar polar atingirá o RS com frio intenso

Nova massa de ar polar avança rumo ao Rio Grande do Sul e promete derrubar novamente as temperaturas no Estado, com madrugadas congelantes e risco elevado de geada. Trata-se da…
Cidade do RS amanhece com geada em pleno verão
Foto: Arquivo

Nova massa de ar polar avança rumo ao Rio Grande do Sul e promete derrubar novamente as temperaturas no Estado, com madrugadas congelantes e risco elevado de geada.

Trata-se da segunda incursão de ar frio mais significativo no mês, reforçando a tendência de um inverno rigoroso, com marcas de temperatura próximas ou até abaixo de zero em algumas regiões.

Na última onda de frio, em 2 de junho, Pinheiro Machado, na Serra Sudeste, registrou -5°C, a menor marca do ano até agora. Na capital Porto Alegre, os termômetros marcaram 5,7°C no bairro Belém Novo, sob forte influência de ar seco, favorecendo a ampla formação de geada.

Antes da chegada dessa nova massa polar, os gaúchos enfrentarão um episódio de chuva que pode ser volumoso e com risco de excessos.

Após esse sistema, uma alta pressão atmosférica vinda do Uruguai irá avançar pelo território gaúcho, trazendo o núcleo frio com pressão central de 1023 hPa na sexta-feira (06).

Embora o sistema não seja extremamente intenso, o ar seco, típico dessa época de inverno, combinado com noites longas, favorece a perda de calor à noite e o rápido resfriamento nas madrugadas.

A previsão aponta que o frio mais forte ocorrerá nas madrugadas e manhãs de sábado (07) e domingo (08).

Embora menos abrangente que a onda de frio do começo do mês, os impactos serão sentidos principalmente na Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, o ar seco e o céu limpo vão favorecer mínimas ao redor ou abaixo de 4°C na Metade Sul, especialmente na Campanha e na Zona Sul do Estado, com risco de geada.

No Oeste, Centro e na região da Costa Doce, as mínimas devem oscilar entre 6°C e 8°C. Mesmo com sol predominando durante a tarde, muitas localidades não ultrapassarão os 20°C.

No sábado, o ar seco se espalha por todo o território gaúcho, e o frio se intensifica ainda mais. Na Serra Sudeste e na Campanha, as mínimas podem ficar ao redor de 0°C ou até negativas.

Em grande parte do Estado, os termômetros irão marcar valores abaixo dos 10°C logo ao amanhecer. Durante a tarde, a presença do sol proporcionará leve aquecimento, mas as máximas devem variar entre 18°C e 20°C. Após o pôr do sol, o frio retorna rapidamente.

O mapa de geada mostra áreas com risco elevado para as manhãs dos dias 06, 07 e 08 de junho, com destaque para o território gaúcho.

Nova massa de ar polar

E a sequência do frio não para por aí. Para o início da próxima semana, a equipe da MetSul Meteorologia alerta para uma nova massa de ar seco, que atuará como reforço no resfriamento das manhãs.

Este segundo núcleo gelado poderá estender sua influência até o Sul de Minas Gerais, ampliando o impacto do frio sobre o Sul e parte do Sudeste do Brasil, com tendência de temperaturas ainda mais baixas em amplas regiões.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Notícias relacionadas